top of page

Simpósio: Faces e Interfaces da Cultura e das Identidades Surdas.

icone circulo pb.png

Uma cultura, várias identidades

sobre o evento

Ao longo dos anos pesquisas interdisciplinares sobre surdez e sobre as línguas de sinais, realizadas no Brasil e no mundo, tem contribuído para uma gradativa mudança na visão social e representativas dos surdos diante da sociedade majoritariamente ouvinte.

Com isso, as políticas públicas são desenvolvidas no intuito de atender as novas demandas sociais. Nesse sentido ressalta-se a lei 10.436/2002 que reconhece a Libras como meio de comunicação legal da comunidade surda brasileira. O decreto de Lei 5.626/2005 regulamentou a Lei citada e estabeleceu um prazo para a inserção da Libras como componente curricular na grade das licenciaturas.  

Considerando que os surdos pertencem a um grupo linguístico-cultural distinto da maioria linguística-cultural brasileira, podem ser comparados a imigrantes em seu próprio país. Afirma-se isso, por reconhecermos que o povo Surdo possui características, comportamentos e especificidades que caracterizam o que denominamos de Cultura. Além dos aspectos culturais do povo surdo, há ainda que se considerar as múltiplas identidades surdas. Nessa perspectiva, O Núcleo de Políticas de Inclusão – NUPI, núcleo da Pró-Reitoria de Graduação promove esse simpósio e convida quatro perfis distintos de representantes das identidades surdas.

Verena.jpeg
Ismalia.jpeg
Charles.jpeg
Beto.jpg

Mediação

Professora Fabíola  Morais Barbosa

Fabíola.jpeg
bottom of page